top of page
luxação recidivante.png

Luxação recidivante do ombro/ Instabilidade do ombro

A luxação recidivante do ombro é uma condição em que a articulação do ombro sai do lugar de forma repetida e recorrente. Ela é causada por uma instabilidade articular que pode ocorrer devido a uma lesão no ombro, uma condição congênita ou uma fraqueza nos músculos ao redor da articulação.

Os sintomas da luxação recidivante do ombro incluem dor intensa, fraqueza muscular e incapacidade de mover o braço afetado. Às vezes, uma deformidade óssea ou uma protuberância pode ser visível no ombro. A luxação recidivante do ombro pode afetar significativamente a qualidade de vida, limitando a capacidade de realizar atividades cotidianas e até mesmo afetando o sono.

A instabilidade do ombro é uma condição em que a articulação do ombro é instável e pode sair do lugar facilmente, mas sem necessariamente levar a uma luxação completa. Essa condição pode ser causada por lesões, fraqueza muscular ou uma predisposição genética.

O diagnóstico é feito pela história clínica e exame físico, confirmado com a ressonância magnética (RM).

O tratamento pode incluir fisioterapia para fortalecer os músculos ao redor da articulação e aumentar a estabilidade, bem como o uso de medicamentos para aliviar a dor e a inflamação. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma cirurgia para corrigir a instabilidade articular e evitar futuras luxações. A escolha do tratamento dependerá da causa subjacente da luxação/ instabilidade e da gravidade dos sintomas. É importante consultar um médico ortopedista para avaliar a condição e determinar a melhor opção de tratamento.

bottom of page